O número de mortes nos Estados Unidos por Coronavírus é assustador. De acordo com o instituto americano Johns Hopkins Medicine lá, apenas ontem, 1912 pessoas perderam a vida para a doença. Ao todo 12911 pessoas não resistiram a doença até agora no país que é considerado como a maior economia mundial. Mas como então nos Estados Unidos hoje a taxa de mortalidade por Coronavírus é de 3,22% e no Brasil é de 4,93%, sendo assim maior do que a do País americano?
A diferença está em como os governos estão fazendo os testes na população. Enquanto nos Estados Unidos a ideia é testar, testar, testar, no Brasil só estão sendo testados os pacientes que procuram o atendimento em hospitais e têm sintomas graves da doença. Dessa forma hoje o país americano já tem 399.979 casos confirmados e o Brasil apenas 14.152.
Estados Unidos: qualquer cidadão que quiser ser testado recebe essa opção da maneira mais segura possível. Os moradores podem receber os testes em casa, ir até um posto de saúde ou hospital. Os testes ficam prontos em sua grande maioria na hora.
Brasil: Aqui os testes são coletados nos hospitais e encaminhados para laboratórios que ficam em sua maioria nas capitais. Esses testes são feitos um a um. Os resultados são encaminhados aos municípios uma vez ao dia. Há município onde o resultado chega uma semana depois do envio para o laboratório.
Esses números significam duas coisas: a primeira que a estratégia de isolamento social adotada pelo governo brasileiro está conseguindo controlar o crescimento da doença e outra que o número de pessoas que está contaminado por Coronavírus no Brasil é maior do que o que está sendo testado.