Foto: UGEIRM
A Polícia Civil está trabalhando na retirada dos presos das Delegacias de Polícia da Capital e da Região Metropolitana. O trabalho teve início na segunda-feira, 24, e foi executada pela SUSEPE (Superintendência dos Serviços Penitenciários). De acordo com a Superintendência, foram transferidos 116 detentos. Um levantamento feito pela UGEIRM , verificou que nesta quarta-feira, 25, ainda tinham 26 presos nas celas das delegacias.
A medida é um pedido da UGEIRM para proteger os Policiais Civis que continuam trabalhando durante a Pandemia de Coronavírus. A maioria dos presos removidos encontravam-se detidos nas delegacias de Novo Hamburgo e São Leopoldo, na região metropolitana. Segundo a SUSEPE, os presos foram transferidos para dois prédios reformados emergencialmente para abrigar os detentos. Um deles em Porto Alegre, junto ao IPS (Instituto Psiquiátrico Forense), no bairro Partenon, e outro em Montenegro.
“A transferência dos presos demonstra o que a UGEIRM já vem alegando há muitos anos. O problema dos presos nas carceragens das delegacias era uma questão de vontade política e de priorização à saúde e integridade física dos (as) Policiais Civis.”, diz o sindicato em nota. O Sindicato vai continuar acompanhando a situação, até que todos os presos sejam removidos. Além disso, a UGEIRM vai continuar fiscalizando para garantir que nenhum preso permaneça nas celas das delegacias, além do tempo necessário para os procedimentos pertinentes.