Em um momento de tanta polarização não defender nenhum lado custa caro. O Grupo Meu Bairro de Comunicação, que abriga a marca MB Notícias, tem 11 anos de história. Já fomos revista, jornal, WebTV. Já organizamos eventos, ações publicitárias, ações institucionais, campanhas solidárias. Nesse tempo todo nunca tivemos, e nem aceitamos, apoio de nenhum partido político. Isso hoje nos custa caro e dificulta algo que já é complexo: manter um jornalismo de qualidade, independente e que entregue para seu público informações relevantes capazes de auxiliar a vida das pessoas.
Infelizmente alguns agentes políticos não entendem a necessidade e importância de um veículo de comunicação sem afiliação política. Eles preferem pagar e ter controle do que é divulgado, quando é divulgado e de que forma é divulgado. Isso não é jornalismo, é assessoria de comunicação. Uma função nobre que muitos colegas fazem muito bem, mas que não pode ser confundida com uma redação de jornal. Por necessidade as vezes, ou comodismo, muitos colegas se sujeitam a essa realidade. Nós entendemos, mas não concordamos.
Se um agente político não sabe lidar com divergência de opiniões e críticas, talvez deveria se relegar ao serviço privado. Defender o interesse da coletividade não é para todos. É necessário ter estômago. É importante saber admitir quando se está errado. É uma função para a qual nem todos os homens são forjados.
Esse editorial hoje serve para frisar, reiterar e deixar claro que o MB Notícias seguirá agindo ética e moralmente de acordo com os preceitos de imparcialidade que o jornalismo apregoa. Convidamos todos os candidatos ao Governo do Estado a falar com nosso público. Já chegamos na metade e esperamos, até o final da campanha, chegar a todos.
Serve também para dizer que essas dificuldades não nos enfraquecem, muito antes pelo contrário mostram que estamos do lado certo e nos dão mais forças para seguir lutando. O Rio Grande do Sul merece. Nós vamos seguir entregando.
Letícia Demoly de Mellos – Editora MB Notícias