Na última sexta-feira, 5, encerrou o prazo das convenções partidárias. No total 10 candidatos confirmaram suas candidaturas ao Governo do Estado. Os partidos tem até o dia 15 de agosto para fazer o registro das candidaturas, mas a tendência é que se mantenham os nomes divulgados.
Neste meio tempo, ocorreram mudanças na corrida ao Piratini. Diferente do ocorrido em eleições anteriores, os partidos escolheram seus candidatos com antecedência. Neste ano, as negociações se arrastaram em meio a tenções internas e externas. Na reta final, os partidos MBD e PSOL renunciaram suas candidaturas próprias e o PSB trocou seu candidato.
Conheça os 10 candidatos ao Palácio Piratini:
Carlos Messalla – PCB
Carlos Messalla é natural de Gravataí. Tem 46 anos e é Servidor dos Correios. Messalla concorreu a vereador de Porto Alegre, mas acabou não se elegendo. Messalla é ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Estado e está disputando sua primeira eleição majoritária, e terá como vice de chapa Edsno Canabarro.
Edegar Pretto – PT
Edegar Pretto é o escolhido pelo PT. Tem 50 anos e é natural de Miraguaí. Pretto é formado em Gestão Pública, é filho do Deputado Federal Não Pretto, falecido em 2009. Pretto está no seu 3º mandato como Deputado Estadual e terá como vice de chapa Pedro Ruas, do PSOL.
Eduardo Leite – PSDB
O ex-governador Eduardo Leite, tem 37 anos e é natural de Pelotas. Leite foi vereador e prefeito de Pelotas, e foi o segundo político mais jovem a governar o Estado. Leite renunciou ao cargo de Governador para tentar concorrer à Presidência da República, mas agora tenta a reeleição. Leite terá como vice de chapa Gabriel Souza, do MDB.
Luis Carlos Henze – PP
Luis Carlos Heinze é natural de Candelária, tem 71 anos e é Engenheiro Agrônomo. Heinze foi prefeito de São Borja e foi eleito Deputado Federal 5 vezes. Em 2018, foi candidato a governador, mas desistiu da candidatura após apelo do partido, para que concorresse ao Senado, onde acabou conquistando uma das 2 vagas. Heinze terá como vice de chapa Tanise Sabino, do PTB.
Onyx Lorenzoni – PL
Onyx é natural de Porto Alegre, tem 67 anos, e é médico veterinário. Onyx foi eleito duas vezes deputado estadual e está no seu 5º mandato como deputado federal. No atual governo, foi ministro da Casa Civil, do Trabalho, da Cidadania e da Secretaria-Geral. Onyz terá como vice de chapa Claudinha jardim, do PL
Rejane de Oliveira – PSTU
Rejane é natural de Porto Alegre, tem 61 anos e é professora aposentada da rede estadual de ensino. Foi presidente do Cpers-Sindicato por duas gestões. Rejane é a única mulher entre os candidatos ao governo do Estado. Esta é sua primeira disputa ao governo do Estado e terá como vice de chama Vera Rosane, do PSTU.
Ricardo Jobim – NOVO
Jobim é natural de Santa Maria, tem 46 anos, é advogado e empresário do ramo de comunicação. Também é professor universitário nas áreas de negociação, direito médico e sucessório. Ex-presidente da OAB Santa Maria, disputa sua primeira eleição e terá como vice de chapa Rafael Dresch, do NOVO.
Roberto Argenta – PSC
Argenta tem 69 anos, é natural de Gramado e é empresário do setor calçadista. Argenta já foi vereador e prefeito de Igrejinha, deputado federal e presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs). Argenta terá como vice de chama Nivea Rosa, do Solidariedade.
Vicente Bogo – PSB
Bogo tem 6o anos e é natural de Santa Catarina. Professor universitário, foi vice-prefeito de Santa Rosa, deputado federal e vice-governador. Bogo presidiu entidades cooperativas e atuou no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul. Bogo terá como vice de chapa José paz, do PSB.
Vieira da Cunha – PDT
Vieira tem 62 anos e é natural de Cachoeira do Sul. Procurador do Ministério Público, foi vereador em Porto Alegre, 3 vezes deputado federal. Em 2014, concorreu a governador do Estado, ficando em 4º lugar. Vieira terá como vice de chapa Regina Santos, do PDT.