Na manhã desta terça-feira, 13, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizou a 100ª Operação Desmanche, para combater a recepção e os desmonte de veículos furtados e roubados. A ação ocorreu na cidade de Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre, em 4 estabelecimentos.
Durante a operação, foram apreendidas cerca de 20 toneladas de sucatas automotivas e localizadas partes de 2 veículos em situação de furto e roubo, sendo uma carcaça de um Renault Megane 2007, furtado em Gauíba em agosto de 2021, e parte dos vidros de um Pajero, furtada no Centro da Capital em agosto de 2022. Investigações preliminares dão conta de que o responsável pelo local, seria o proprietário de um Centro de Desmanche de Veículos (CDV) autorizado.
Uma pessoa foi presa por furto de energia, e 4 estabelecimentos vistoriados acabaram interditados, sendo 3 por risco de crime ambiental por não estarem em conformidade com a Lei dos Desmanches.
Segundo o coordenador da Operação Desmanche, Major Jeferson Eroni, as aços retomaram após a pandemia, com a integração dos órgãos responsáveis”A SSP retoma a operação que está em sua centésima edição com planejamento e governança integrados. Em Gravataí realizamos a sétima operação, município que apresenta muitas denúncias para serem vistoriadas e apuradas”, destacou o Major.
A Operação Desmanche foi criada no ano de 2016, como uma ação de política pública que combate a venda de peças sem origem, fechando estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações. Até o momento, foram visitados 57 municípios, realizadas 79 prisões, interditados 149 estabelecimentos e apreendidos 7,5 mil toneladas de sucata sem procedência confirmada.
A Força-Tarefa dos Desmanches é um trabalho coordenado pela SSP, em conjunto com Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Detran-RS e Corpo de Bombeiros Militar.