O mês de agosto vai chegando ao fim, e por ser um mês que tradicionalmente ocorrem mudanças radicais de temperatura. Por ser o último mês do inverno e o que precede a primavera, massas e ar quente costuma ingressar com maior frequência e intensidade, enquanto o ar polar forte ainda alcança o Centro-Sul.
Sábado será um dia bem diferente do domingo.
No sábado, predomina o vento do quadrante Norte, com temperaturas elevadas e calor durante a tarde. Já no domingo, o vento vai soprar forte do quadrante Sul com queda acentuada da temperatura e muito frio.
Uma massa de ar que te cobra o estado no sábado, e o aquecimento se intensifica com a aproximação de uma frente fria. Uma corrente de vento em bancos níveis se organiza antes da frente e traz o ar quente e seco com calor, sendo o dia mais quente desta semana , com temperaturas que podem ficar acima dos 30ºC em quando parte do Estado.
No domingo, uma massa de ar polar vai avançar pelo Estado, causando queda brusca da temperatura. O domingo todo será de frio, com marcar baixas durante a tarde e as mínimas se dando à noite, no fim do dia. Algumas cidades gaúchas podem ter máximas acima dos 10ºC, mesmo com a presença do sol.
A mudança de temperatura ocorrerá com a passagem de uma frente fria no fim da tarde, início da noite de sábado e madrugada de domingo, causando chuva e risco de temporais isolados em algumas cidades do Rio Grande do sul.