Na tarde desta segunda-feira, 1, aconteceu a cerimônia de lançamento do Movimento Rio Grande Contra a Fome. A magistrada Iris Helena Medeiros Nogueira, enalteceu o protagonismo da Assembléia legislativa, que começou a mobilização da campanha em junho deste ano, contra a fome e a insegurança alimentar.
De acordo com Iris, o Judiciário do Rio Grande do sul destinará R$20 milhões de reais para a campanha, que permitirá a aquisição de mais de 80 mil cestas básicas, beneficiando mais de 320 mil famílias no Estado.
A distribuição será feita pela Defesa civil do Rio Grande do Sul, com base no Cadastro Único para programas Sociais. A magistrada também comunicou que serão encaminhados ofícios para os Diretores dos goros de todas as 165 Comarcas, solicitando a organização de pontos de arrecadação de alimentos, para serem repassados para a Defesa Civil, para serem distribuídos para às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade.
O governador Ranolfo Vieira Júnior, destacou a grandeza de todos os Poderes e Instituições firmarem um verdadeiro mutirão em torno de um tema importantíssimo como é. Engajamento no combate a fome: O Executivo também pretende promover doações significativas, porém ainda precisamos ajustar algumas questões jurídicas, que já estão sendo analisadas pela nossa Procuradoria-Geral do Estado, principalmente em decorrência da legislação eleitoral”, disse o Governador.