A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de enchente nos rios Caí e Sinos, devido às chuvas intensas e volumosas previstas para a região. O aviso é válido até as 10h do dia 16 de junho de 2023 e abrange as áreas destacadas em vermelho no mapa.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também publicou um aviso alertando para o início das chuvas a partir das 15h do dia 15 de junho de 2023. São esperadas chuvas superiores a 60 mm/h ou com acumulado superior a 100 mm/dia, além de ventos com velocidade acima de 100 km/h. Essas condições climáticas representam um grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos significativos no transporte rodoviário.
Diante desse cenário, a Defesa Civil orienta a população a tomar medidas de precaução, seguindo as instruções fornecidas. É recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos em caso de enxurrada ou situações similares, e, em caso de perigo confirmado, procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.
Para obter mais informações e orientações, é possível entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Esses órgãos estão preparados para fornecer assistência e auxiliar a população durante a ocorrência de eventos climáticos adversos.
As áreas afetadas pelo alerta incluem a Região Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Serrana e Centro Oriental Rio-grandense. Moradores dessas regiões devem ficar atentos às informações oficiais, seguir as recomendações das autoridades e tomar todas as precauções necessárias para garantir a segurança de si mesmos e de suas famílias.
notícias de condições climáticas,bloqueios de rodovias,rodovias transitáveis são importantes.