A 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), premiou sete alunos de escolas municipais de Estância Velha, com menções honrosas. A olimpíada, criada em 2005, pelo Instituto de Matemática Pura Aplicasa (Impa) tem como objetivo popularizar o ensino dessa disciplina e identificar novos talentos.
Dois alunos estancienses medalhistas, foram convidados a participar do Programa de indicação Científica Jr. (Pic), com uma bolsa mensal no valor de R$100. O PIC é um programa que coloca os alunos em contato com os aspectos da matemática que são vistos em sala de aula, ampliando o conhecimento científico e preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico.
Para o prefeito Diego Francisco, o desempenho dos alunos é motivo de orgulho. “Recebi essa notícia com alegria e estou orgulhoso com o desempenho dos nossos estudantes. O mérito é todo deles, pelo empenho nos estudos, mas também tenho certeza de que esse resultado é reflexo dos investimentos que temos feito na Secretaria de Educação”, disse o prefeito. O Secretário de Educação, Gustavo Guedes, revelou que a notícia deixou a equipe profundamente feliz, considerando que a prova teve mais de 17 milhões de participantes, e ter alunos de Estância Velha premiados é uma grande conquista. “Esse resultado revela, ainda, que após o período de afastamento das aulas presenciais estamos conseguindo retomar os estudos com qualidade. Individualmente, é uma grande conquista para o aluno, pois os medalhistas passam a ter a oportunidade de participar do PIC”, coloca.
Confira o nome dos premiados:
Premiados – nível 1 (6º e 7º ano)
Luciane Frai de Souza – Escola Fernando Ferrari – medalha de bronze
Marcelo Hoffelder Haag – Escola Walter Jacob Bauermann – medalha de bronze
Luan Hartmann de Oliveira – Escola Selvino Ritter – menção honrosa
Lucas Jacob – Escola Otávio Rocha – menção honrosa
Luisa Heck – Escola Ervino Arthur Ritter – menção honrosa
Premiados – nível 2 (8° e 9° ano)
Gabriel Eduardo Zanluchi Fillmann – Escola Ervino Arthur Ritter – menção honrosa
Gabriel Henrique Kuhn – Escola Fernando Ferrari – menção honrosa