Para fomentar a implantação de ações de microcrédito produtivo e orientado, foi sancionada a Lei de n° 7.091, que prevê uma parceria entre o Poder Executivo Municipal e a Instituição Comunitária de Crédito Central para esta ação. Sendo assim, os microempreendedores de Ijuí terão por parte do município, a divulgação dos meios de concessão de microcrédito produtivo e orientado de modo mais rápido e simplificado. “Muitos dos microempreendedores individuais não têm acesso a recursos para aumentar o seu negócio, comprar equipamentos ou até mesmo fazer um capital de giro. As instituições de microcrédito possuem esse recurso para fomentar a economia nesse sentido”, diz o vereador Bira Erthal.
A lei aprovada pelo prefeito Andrei Cossetin foi indicada pelo vereador Bira Erthal, que comemorou a aprovação por ser uma proposta que irá beneficiar diversas pessoas a investirem mais recursos no seu negócio e, consequentemente, ajudará a economia da cidade. “Outros municípios que já contam com essa parceria, como Panambi, por exemplo, já estão emprestando cerca de um milhão por ano. Aqui em Ijuí a expectativa é que sejam injetados dois milhões em microcrédito. Ajudando o cabeleireiro que precisa de uma cadeira nova, a costureira que necessita de uma nova máquina e muito mais. Isso vai aumentar a economia local porque é um recurso que circula no comércio local. Podendo culminar até mesmo em novas vagas de trabalho na cidade”, relata.
Outro fator celebrado pelo vereador quanto à lei aprovada é a não necessidade da utilização de recursos do município, visto que, é a parceria com as empresas que possibilitará gerar montantes para financiar ajuda a pequenos empreendimentos formais. “É no sentido de ser um fomento para a economia local que a gente pensou nessa parceria com as empresas de microcrédito. O município não está colocando nenhum recurso nisso. Apenas será indicado o local onde as pessoas possam fazer a solicitação do crédito e aguardar o resultado para a obtenção”, explica.