A Brigada Militar realizou nesta segunda-feira, 13, uma ofensiva com diversas ações preventivas e repressivas em áreas conflagradas pelo tráfico de drogas e de maior incidência de homicídios. As ações aconteceram, simultaneamente, em todo o Estado, destacando os municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Canoas, Viamão, Alvorada, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Uruguaiana e Livramento.
Em Porto Alegre, a ação foi realizada no loteamento Timbaúva e adjacências. O secretário da segurança pública Sandro Caron e o comandante-geral da BM coronel Cláudio dos Santos Feoli reuniram o efetivo para uma conversa. A ofensiva contou com militares dos Batalhões de Operações Especiais, Aéreo, Ambiental, Rodoviário e de Choque, além do policiamento ostensivo.
Durante a operação foram realizadas barreiras policiais, abordagens, fiscalizações de estabelecimentos comerciais (bares e boates) e ações de visibilidade em locais estratégicos – apontados por dados produzidos pelo serviço de inteligência realizado pelos policiais militares.
Desde o retorno da operação integrada, no dia 8 de fevereiro, até o início desta segunda-feira (13/2), a Corporação realizou 388 ações policiais. Para desempenhá-las, utilizou 7.452 policiais militares e 2.569 viaturas. Foram abordadas 32.778 pessoas e 22.595 veículos, resultando em 445 pessoas presas, sendo 13 menores apreendidos. Além disso, 19 veículos em situação de furto/roubo foram recuperados, 15 armas e cerca de 30kg de drogas foram apreendidos.