A estudante Victórya Leal Altmayer Silva recebeu nesta quarta-feira, 8, a medalha de ouro na categoria Projetos de ciência” – modalidade virtual da Infomatrix World Finals 2022 com o Projeto Fidere: Desenvolvimento de um APP voltado à economia circular de brechós e associações do litoral norte gaúcho. O anúncio do prêmio aconteceu um ano após o lançamento do aplicativo.
Victórya falou sobre a felicidade de ter recebido o reconhecimento pelo aplicativo que contou com a mentoria dos professores Cláudius Jardel Soares e Flávia Twardowski: “Ter sido escolhida para representar o Brasil em mais essa grande feira de nível mundial foi uma honra. Estar entre os 175 melhores do mundo enche o coração de orgulho. Mas ganhar medalha de ouro entre esses 175? É indescritível”.
O projeto desenvolvido por Victórya intitulado como Fidere visa ajudar a economia circular de brechós do Litoral Norte gaúcho. Para isso, foram realizados mapeamentos e entrevistas com representantes de 35 brechós e 14 associações femininas nas cidades de Capão da Canoa, Osório, Tramandaí e Xangri-lá. O aplicativo está disponível nas lojas de aplicativos para celular e Victórya projeta o futuro do projeto: “Para o futuro, queremos fazer parcerias para expandir o uso do Fidere para todo território nacional, impulsionando a economia circular do país”, disse Victórya.
O trabalho já recebeu mais de 30 premiações, nacionais e internacionais, desde o ano de 2020. Três delas se destacam: o quarto lugar na categoria Comportamento e Ciências Sociais da Regeneron International Science and Engineering Fair (Regeneron ISEF), maior feira de ciências pré-universitária do mundo (EUA); o segundo lugar na categoria Inovação Sustentável da Terra na Feira Internacional de Soluções em Sustentabilidade (Sustainability Solutions Science Fair (EUA) e a medalha de ouro na Infomatrix World Finals (México).