Em entrevista exclusiva para a equipe do MB Notícias Portão, a diretora da Escola Edmundo Kern, Denise Ribas, comentou sobre a chegada do ensino integral na instituição a partir deste ano. A frente da escola há 12 anos, Denise contou um pouco sobre como irá funcionar o modelo, ponderando a respeito do novo currículo e horários acrescentados. “212 alunos serão beneficiados pelo turno integral. Desde a educação infantil até o 4° ano do ensino fundamental. As crianças chegam aqui na escola por volta das 7h15 e vão direto para o café da manhã. Após isso, vão para as suas respectivas aulas. Mais tarde vem o horário do lanche que fica entre 9h e 9h30. A partir das 14h30 há outro lanche da tarde e às 17h há o último antes da saída”, comenta a diretora.
Apesar de estar sendo consolidado agora em 2022, o projeto é uma ambição de longa data por parte da diretora e toda a comunidade escolar. Ainda antes da pandemia em decorrência do Covid-19, a pauta já era debatida e se somente não tornou-se realidade devido a situação da qual o país adentrou. “Nós nos reunimos em 2019 com a comunidade escolar. Se não fosse pela pandemia, esse projeto já teria saído papel”, diz Denise.
A implementação do turno integral veio como uma ideia de capacitar ainda mais os alunos no ambiente escolar. As aulas em dois turnos, irão possibilitar aos estudantes que combinem os estudos de matérias já convencionais dos seus respectivos currículos e também agreguem novos conhecimentos entre eles.
“Essa será uma oportunidade para trabalhar mais a aprendizagem dos alunos. Há aulas de manhã e à tarde. Os projetos são intercalados. Então não existe a opção de vir somente em um turno, porque no outro é projeto. Pois eles terão português de manhã e matemática à tarde. Entre essas aulas, nós inserimos projetos de acordo com o desejo da comunidade. Como inglês, informática, yoga, jornal escolar, e trabalho com horta”, finaliza a diretora Denise Ribas.