Nesta quarta-feira, 23, O prefeito de Portão Kiko Hoff e o presidente da Câmara dos Vereadores, Cléo do Liberdade, estiveram na Escola Edmundo Kern, onde será aplicado o primeiro projeto de turno integral do município.
No evento, transmitido em live pela Câmara Municipal dos Vereadores, também estiveram presentes a diretora da escola, Denise Ribas e a secretária de educação da cidade, Rosaura Gomes. Durante o ato, a diretora do Edmundo Kern não escondeu a alegria de ter a sua escola como a primeira do município a sediar o projeto de turno integral. Os alunos agora terão a carga horária iniciada às 7h10 da manhã e irão encerrar as suas atividades às 17h10. “É uma alegria para nós sermos uma das primeiras escolas a sediar o turno integral. A primeira do município com turno integral. Todas as turmas, desde os alunos da faixa dos 4 anos até o 5° ano do ensino fundamental, já estão ficando o dia todo desde segunda-feira. Eles têm café da manhã, almoço, lanche na faixa das 9h e 14h30”, celebra.
O turno integral também possibilitará aos estudantes a se qualificarem em outras áreas. A permanência no ambiente escolar durante o dia inteiro, será permeado por muitos projetos que agreguem conhecimentos aos alunos. “São muitos projetos sendo desenvolvidos. Iniciamos nesta semana os projetos de inglês, artes e do jornal escolar. Projetos que estão servindo para alavancar a aprendizagem dos nossos alunos”, comenta a diretora.
Outro ponto ressaltado por Denise , é quanto a ajuda imprescindível da Secretaria da Educação nesse primeiro momento. Segundo ela, a secretaria tem estado fortemente presente nesses primeiros dias do projeto, visando auxiliar a escola no que for preciso.
Projeto vinha sendo preparado desde o ano anterior
Presente na ação inauguradora, a secretária de educação, Rosaura Gomes, também falou sobre a concepção do projeto. Além do entusiasmo com o início, deu a tônica de como a Secretaria de Educação vem atuando no momento. “Com muito orgulho estamos iniciando esse projeto de educação de turno integral. Desde o ano passado estamos nos preparando estruturalmente para isso. Fortalecendo o que a diretora Denise falou, estamos desde segunda-feira com a equipe da Secretaria mobilizada, atendendo e ajudando a escola para a organização desse momento”, pontuou
No decorrer do ato, a secretária informou que os professores chamados via concurso público para agregar ao projeto, estão chegando. Até sexta-feira acredita-se que o quadro de funcionários esteja completo. No momento, já chegaram à equipe novos monitores e estagiários. A meta é estar com o elenco completo até o início da semana que vem.
Para dar luz ao projeto, Rosaura contou que foram visitadas diversas escolas em localidade vizinhas, com a finalidade de ter uma base satisfatória do que poderia ser aplicado em Portão. “Nós visitamos no ano passado escolas com o turno integral em municípios vizinhos. Buscando o que dá certo, para nós podermos também implementar aqui. A Secretaria estará amanhã em um outro município visitando mais escolas adeptas do turno integral, para aperfeiçoar ainda mais o nosso projeto”, diz.
Em meio às falas sobre o projeto do turno integral, a Secretária de Educação também trouxe como notícia a concessão de uniforme escolar completo para os estudantes. “A escola em breve receberá uniforme escolar completo. Desde o ano passado estamos estruturando toda a parte do layout para podermos entregar tudo de modo completo para os alunos”. Agradecemos ao prefeito por acreditar na educação junto conosco”, conta.
Prefeito exalta as mais de 200 crianças que serão contempladas com o projeto
Após ouvir os pronunciamentos da secretária de educação e da diretora da escola, o prefeito Kiko Hoff deu as suas impressões referente a essa nova idealização na cidade. Para o gestor portonense, esse será um projeto que irá impactar positivamente muitas crianças.
“Nos dá orgulho saber que estamos no caminho certo. Não é fácil, pois se fosse fácil todos fariam. São mais de 212 crianças que chegam às 7h10 na escola, tem quatro refeições durante o dia e vários projetos. Essas são as escolas que esperamos ter no futuro. Como eu disse, não é fácil, mas é a dificuldade que nos move. A cobrança é contínua. Porém, estamos aqui para servir e fazer o melhor no nosso trabalho”, finaliza o Prefeito.
Complementando a fala do prefeito, o presidente da câmara dos vereadores, Cléo do Liberdade também enalteceu o acréscimo desse novo modelo de ensino em Portão. “As crianças terão mais horas de atividade, receberão todas as refeições e uniforme completo. É um sistema de ensino modelo que terá muita capacidade de transformar a vida dessas pessoas”, ressalta.