Criada em fevereiro de 1962 a Escola Municipal de Educação Fundamental Fazenda das Palmas deu hoje pela manhã um passo histórico na sua trajetória. Desde agora aquela que já se chamou Escola Rural Fazenda das Palmas, quando ainda atuava no modelo “Brizoleta”, é uma escola de turno integral. “Esse nome foi colocado porque o terreno onde está construída fazia parte de uma enorme fazenda com 700 hectares, pertencente ao Senhor Leonel Paz de Oliveira, onde havia muitas palmas nativas. O Senhor Leonel doou o terreno para a construção da escola.”, explica a diretora Cybele Peters da Silva.
A escola, naquela época, pertencia a Canoas, depois passou a pertencer a São Sebastião do Caí e atualmente pertence ao município de Portão. Em 1980 foi designada como Escola Estadual de 1º grau incompleto Fazenda das Palmas, em 1989 passou a ser municipalizada e em 2000 foi designada Escola Municipal de Ensino Fundamental Fazenda das Palmas, Lei Municipal de Designação 1.105/2000. São 60 anos de história.
A diretora da escola explica que em 2021 a escola iniciou uma ampliação para que recebesse duas novas salas de aula, banheiros novos, inclusive adaptados para portadores de necessidades especiais, biblioteca, sala de informática e secretaria. “A cozinha e refeitório também foram reformados. O pátio foi remodelado e cercado, melhorando a segurança.”, completa. Atualmente a escola conta com 16 estudantes na turma multisseriada, que abrange as turmas do 1º até o 4º ano. “Neste ano de 2022 abrimos uma turma de Classe de Educação Infantil A e B, com nove crianças.”, explica a diretora.
A principal inovação deste ano é, com certeza, a implantação do turno integral. Agora na escola as crianças e estudantes recebem café da manhã, almoço, lanche da tarde e frutas nos horários intermediários. “Receberemos também profissionais do Educandarte e da área esportiva para complementar os projetos desenvolvidos na escola, cujo objetivo é a formação integral dos sujeitos.”, finaliza.