Moradores da ocupação Pinheiros estiveram na Câmara de Vereadores de Portão na noite desta terça-feira, 21, para pedir ajuda aos edis. Eles receberam uma ordem de despejo segundo a qual eles têm até o dia 9 de janeiro para sair do local. A ocupação está no local desde de 2015. Atualmente 110 famílias residem no local.
Uma das líderes dos moradores, Karine Moraes da Silva, falou aos vereadores. “Eu estive no Conselho Tutelar e só ouvi elogios porque a gente não dá problema. Eles entram lá dentro pra acompanhar, levar um pacote de fralda pra cadeirante. A gente tem cadeirante lá dentro (da ocupação). A gente faz parte do município, a gente não quer roubar nada de ninguém.”, falou emocionada.
“Nos visitem mais. Da maneira que vocês vão entrar, é como vocês vão sair. A gente não tá pedindo nada demais além de dignidade. Se vocês irem atrás da escola, do conselho tutelar, nossas crianças estão todas muito bem. Eu pergunto para os senhores, com todo respeito, os senhores imaginam se chegasse uma intimação para vocês que daqui um mês vocês tinham que se retirar da residência de vocês com os seus filhos, mas vocês não tem para onde ir. O que vocês fariam?” Karine Moraes da Silva
Karine citou que os moradores da ocupação são trabalhadores. “Para muitos a gente é vândalo, animal e etc, mas muitos dos senhores subiram atrás de voto e viram que é um povo humilde, trabalhador. A gente faz parte do município, a gente vota. Muita gente passou muita coisa para botar cada tábua lá, cada prego, com a esperança de ter uma moradia. A gente não quer roubar nada de ninguém. A gente está lá por necessidade.”, exaltou.