Neste domingo, 2, os portonenses vão às urnas escolher deputados federais, deputados estaduais, senadores, governadores e presidente da República.
Agora, algumas dúvidas como horário de votação, documentos necessários, o que pode ou não pode no dia, entre outros pontos, o MB Notícias separou algumas informações que os eleitores precisam saber.
Horário de votação
A votação inicia às 8h e termina às 17h, desde que não haja eleitores presentes na fila da seção.
Apuração
A previsão é de que a divulgação dos resultados para todos os cargos seja iniciada a partir das 17h, horário oficial de Brasília.
Onde você pode votar
Confira as Zonas Eleitorais de Portão
Quem pode votar
No Brasil, o voto é obrigatório para os alfabetizados entre 18 e 7 anos, e facultativo para os analfabetos, para pessoas entre 16 e 17 anos e maiores de 70 anos.
Documentos para votação
O eleitor deve levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), orienta que os eleitores leve também o título de eleitor, pois nele contam informações sobre a zona e a sessão eleitoral. Também é possível baixar o aplicativo e-Título, disponível para download no Google Play Store e Apple Store.
Para os eleitores que souberem seu local de votação, pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento com foto.
Locais de Votação
Em Portão, algumas seções eleitorais sofreram alterações. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Portão Velho, volta a receber as seções eleitorais, 2 anos após o incêndio que atingiu a escola em julho de 2020.
Para consultar sua seção eleitoral, basta acessar o site do TSE-RS clicando aqui.
Ordem de votação
No primeiro turno, o eleitor terá que digital 16 número na urna eletrônica para escolher na seguinte ordem:
1 – Deputado Federal (4 dígitos)
2 – Deputado Estadual (5 dígitos)
3 – Senador (3 dígitos)
4 – Governador (2 dígitos)
5 – Presidente da República (2 dígitos)
Colinha eleitoral
Os eleitores podem preparar uma colinha com o número dos seus candidatos para levar para a votação.
Celular
O eleitor não poderá acessar a cabine de votação com celular. O aparelho deve ser fixado em um lugar seguro. Em algumas seções, haverá uma mesa de apoio ao lado da cabine com a urna. Em outras seções, os mesários terão um recipiente para que os telefones sejam guardados.
Como justificar o voto
Todos os eleitores que estiveram aptos a votar e não comparecerem no dia da eleição, precisam justificar sua ausência. Caso contrário, o eleitor ficará em situação irregular com a Justiça Eleitoral. A justificativa pode ser feita de forma presencial, pelo site do TSE ou pelo aplicativo e-Título, no mesmo dia da votação ou no prazo máximo de 60 dias após o turno em que não houve comparecimento.