A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo nesta terça-feira, 20, devido a previsão de volta das chuvas. O acumulado de precipitação previsto para os próximos dias pode atingir até 50 milímetros, o que, somado aos temporais da semana passada, aumenta o risco de deslizamentos de terra e detritos.
O alerta entrou em vigor às 20h desta terça-feira e é especialmente direcionado às áreas de risco já mapeadas na capital gaúcha. A Defesa Civil manterá um monitoramento contínuo na cidade até a segunda-feira, dia 26. A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), composta por diversos órgãos municipais e estaduais, está pronta para prestar atendimento em caso de necessidade.
A Defesa Civil solicita à população que fique atenta a possíveis alterações nas encostas. Para as famílias que residem em áreas de risco suscetíveis a deslizamentos, a orientação é buscar auxílio e abrigo temporário junto a parentes, amigos ou utilizar as estruturas disponibilizadas pela prefeitura. Caso necessário, o Ginásio do Demhab, localizado na rua Conde D’Eu, 66, bairro Santana, poderá ser reaberto para abrigar as famílias.
Além disso, é enfatizada a importância de procurar um local seguro para se abrigar, evitar transitar em áreas propensas a deslizamentos durante o período de alerta, não enfrentar condições climáticas adversas, manter distância de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, e evitar entrar em áreas alagadas.
Em caso de dúvidas ou emergências, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.