A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor e a Vigilância Sanitária, realizaram nesta sexta-feira, 15, após denúncia anônima, a apreensão de alimentos impróprios para consumo em uma lancheria localizada no Bairro Rubem Berta.
Durante a ação, foram apreendidos cerca de 900kg de alimentos que de acordo com a autoridade policial estavam impróprios para consumo, sem, procedência ou acondicionados de forma irregular. Parte dos alimentos, foram doados à empresa Faros, uma fabricante de ração para animais, e o restante foi inutilizado na autuação do estabelecimento.
Os agentes constataram a presença de insetos na área onde os alimentos eram manipulados, além de acúmulo excessivo de água da chuva no chão da cozinha e péssimas condições sanitárias dos equipamentos, constituindo infração sanitária, podendo vir a gerar riscos à saúde.
Segundo o Delegado Alexandre Flek, a fiscalização teve por objetivo garantir que alimentos seguros sejam disponibilizados à população, próprios para consumo.
Após a operação, o estabelecimento foi interditado por completo, até que haja uma rigorosa limpeza em todas as áreas da lancheria. Os responsáveis pelo estabelecimento poderão responder por delito contra as relações de consumo, conforme inciso IX de artigo 7º da lei 8.173/90.