A cidade de Porto Alegre enfrentou nas últimas horas fortes chuvas e ventos intensos, resultando em uma série de danos e transtornos em diversos pontos do município. A Prefeitura está mobilizando equipes desde a madrugada para atender às ocorrências.
A maior parte das ocorrências registradas refere-se a árvores tombadas, fios ou postes de energia caídos, acúmulo de água em vias públicas, quedas de muros e residências comprometidas. Diante dessa situação, a população é orientada a buscar auxílio pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 156 (serviços operacionais).
O alerta de chuva excessiva continua válido nesta sexta-feira, com impactos na mobilidade urbana. Por isso, a Prefeitura reforça a orientação para que as pessoas evitem transitar pelas ruas, garantindo sua própria segurança.
O acumulado de chuva nas últimas 24 horas atingiu a marca de 82 mm, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Vale ressaltar que a média para o mês de junho na capital é de 140 mm. A previsão é de que as chuvas persistam ao longo do dia, com a possibilidade de mais 100 mm de precipitação.
A Defesa Civil está realizando vistorias em todos os arroios desde o final da tarde de ontem. É importante que a população busque abrigo em locais seguros, evite se aproximar de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em áreas alagadas, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica.
Tem imagens ou informações sobre a passagem do ciclone? Envie para o nosso WhatsApp. Clique aqui