Nesta segunda-feira, 17, o temporal que atingiu Porto Alegre prejudicou o funcionamento dos sistemas de abastecimento e drenagem da cidade. O alto volume de chuva, fez com que diversos pontos da capital registrassem acúmulo de água e alagamentos. Panes eletromecânicas e quedas de energia ocasionaram a parada de estações de bombeamento de água tratada e de águas pluviais (as casas de bombas). Visando retomar o bombeamento do modo mais breve possível, o Departamento Municipal de Esgotos (Dmae) trabalha em paralelo com a concessionária de energia para o retorno do fornecimento de luz.
Bairros atingidos
Devido a problemas eletromecânicos, as estações que atendem as localidades Aberta dos Morros, Hípica, Ponta Grossa, Pitinga, Lomba do Pinheiro, Vila Panorama, Beco do Mendonça, estradas João Antônio da Silveira, João de Oliveira Remião e das Quirinas, ruas Quatro e Domiciense Silva, seguiram paradas durante a noite com previsão de reparos para a madrugada. Enquanto as estações que atendem o bairro Espírito Santo e a Praça Moema aguardavam o retorno da energia elétrica.
Já as Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) paradas devido à falta de luz foram a de número 5, situada na rua Voluntários da Pátria e que atende a região da Vila Farrapos; a de número 6 localizada entre a BR-290 e a BR-116 e que cobre a região do Humaitá; e a de número 10, localizada junto ao Dique do Arroio Passo das Pedras, englobando as vilas Elizabeth, União e Nova Brasília, junto ao dique do Arroio Passo das Pedras, conforme relata a Prefeitura da Capital.
Capital registrou alagamentos
Na Zona Norte da cidade, a avenida Sarandi voltou a registrar alagamentos nesta segunda-feira, 17. A chuva intensa ocasionou o transbordo do Arroio Passo das Pedras, na Zona Norte. O Dmae esteve no local ainda pela manhã, para efetuar a limpeza de resíduos e lixos no interior do arroio. Esse serviço já ocorre desde a semana anterior, e até o momento foram removidas 16 caçambas de materiais. Na semana anterior também foi iniciada a dragagem do Arroio, com a finalidade de ampliar a vazão das águas.