Nesta terça-feira, 29, os Agentes do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA, Ipson Pavani, da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo, resgataram uma serpente, do tipo venenosa, que estava em um pátio de uma residência, no loteamento Jardim Vila Verde, no bairro Arroio da Manteiga. A captura aconteceu após o morador encontrar a serpente junto à casinha do cachorro.
A serpente, identificada como sendo da espécie Cruzeira (Bothorops alternatus), tem o veneno forte e a picada da cobra pode causar necrose na pele, podendo levar à morte,se não tratada a tempo. Os agentes libertaram a serpente em um local afastado de residências para que retorne ao seu ambiente natural.
A Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) orienta os moradores que, em caso de picada de animais peçonhentos, a pessoa seja levada imediatamente para o Hospital Centenário.
Saiba o que fazer em caso de acidente com animais peçonhentos:
— Procure atendimento médico imediatamente.

— Informe ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal, como: tipo de animal, cor, tamanho, entre outras.

— Se possível, e caso tal ação não atrase a ida do paciente ao atendimento médico, lave o local da picada com água e sabão, mantenha a vítima em repouso e com o membro acometido elevado até a chegada ao pronto-socorro.

— Em acidentes nas extremidades do corpo, como braços, mãos, pernas e pés, retire acessórios que possam levar à piora do quadro clínico, como anéis, fitas amarradas e calçados apertados.

— Não amarre torniquete no membro ferido e, muito menos, corte e/ou aplique qualquer tipo de substância (pó de café, álcool, entre outros) no local da picada.

— Não tente “chupar o veneno”, essa ação apenas aumenta as chances de infecção local.