Defesa Civil inicia remoção de famílias ribeirinhas e campanha de arrecadação de donativos diante da previsão de enchente histórica na região.
A cidade de São Sebastião do Caí está enfrentando um cenário de preocupação devido ao aumento do nível do Rio Caí. Na manhã desta sexta-feira, 16, às 6h30, o rio registrava 11,50 metros e, mesmo com a persistência das chuvas, o volume de água continua subindo. Nas últimas 24 horas, foram registrados 156 mililitros de chuva na região, agravando ainda mais a situação.
Preocupada com a segurança da população ribeirinha, a Defesa Civil agiu iniciando às 6 horas da manhã a remoção das famílias das áreas mais vulneráveis. As famílias estão sendo acomodadas temporariamente no Ginásio do Bairro Rio Branco, onde receberão apoio e assistência social durante esse período crítico.
Com o intuito de auxiliar as famílias afetadas, a Assistência Social de São Sebastião do Caí lançou uma campanha de arrecadação de donativos. Colchões, travesseiros, cobertores e roupas são itens essenciais para garantir o conforto e a dignidade das pessoas atingidas pela enchente. Os donativos podem ser encaminhados ao Centro Social Egon Schneck, localizado junto à Secretaria de Obras, na Av. Dr. Bruno Cassel, 170. Em caso de dúvidas, a Assistência Social está disponível pelo telefone (51) 9 99819792.
Ainda diante da continuidade das chuvas, as autoridades alertam que o nível do Rio Caí tende a subir ainda mais. O Comandante da Defesa Civil, Ênio dos Santos, informou que a previsão é que o rio ultrapasse a marca dos 13 metros, chegando entre 13,5 e 13,70 metros. Essa previsão é um importante indicativo para que a população tome as devidas precauções.
Desde a madrugada de hoje, um carro de som está percorrendo as ruas da cidade, emitindo alertas à população para que levantem seus pertences em antecipação à previsão de enchente acima dos 13 metros. É fundamental que os moradores que vivem em áreas de risco fiquem atentos e saiam o quanto antes. Em caso de necessidade de remoção, é importante acionar a Defesa Civil por meio do telefone (51) 9 8050 9627.
Diante dos últimos dados, a Defesa Civil emitiu um novo informe às 14h55, informando que a medição na Barca do Rio Caí às 14h48 registrou um nível de 13 metros e 36 centímetros. Em apenas uma hora, o rio subiu 22 centímetros.