As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul têm causado impactos significativos em várias regiões do estado. Além dos danos materiais, infelizmente, há relatos de pessoas desaparecidas, intensificando os esforços das equipes de resgate.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), há relatos de seis pessoas desaparecidas. Uma delas é de São Leopoldo, onde um carro foi arrastado pela correnteza. As outras cinco pessoas desaparecidas são da cidade de Caraá. Em Portão uma pessoa foi resgatada com vida. As buscas estão sendo realizadas pelo efetivo das forças disponível que está atuando nos municípios afetados.
Além dos desaparecidos, várias rodovias e estradas também foram afetadas pelas chuvas, demandando atenção e cuidado por parte dos motoristas. Algumas informações fornecidas por órgãos de trânsito, tanto federais quanto estaduais, são:
- Três Cachoeiras: ponte bloqueada na ERS-494.
- Xangri-lá: parte da pista da Estrada do Mar cedeu, e o trânsito está em meia pista no local.
- Pareci Novo: uma das pistas da rodovia ERS-124 foi invadida pelas águas do Rio Caí, aguardando mais informações.
- Gramado, Feliz, São Vendelino, Vale Real e Bom Princípio: há água sobre a pista, mas as condições de trafegabilidade estão estáveis, exigindo cautela dos motoristas.
Além desses, vários outros municípios nas regiões do Litoral Norte, Serra e Região Metropolitana também sofreram danos causados pelas chuvas, mas ainda não foram reportados devido às equipes estarem priorizando o atendimento às pessoas afetadas e em situação de risco.
A população residente nas proximidades do Guaíba e dos rios Sinos, Caí e Gravataí também é alertada sobre o risco de cheias, devendo estar atenta às orientações das autoridades e tomar as precauções necessárias para sua segurança.
As equipes de resgate e assistência continuam mobilizadas, trabalhando incansavelmente para minimizar os impactos das chuvas e prestar apoio às comunidades afetadas. A população deve permanecer em alerta e seguir as orientações das autoridades locais.