Aconteceu na última terça-feira, 19, uma reunião entre a administração da cidade de São Sebastião do Caí e o Governo do Estado. Estavam presentes na reunião o Prefeito Júlio Campani, o Presidente da Câmara de Vereadores Cláudio Becker e pelo Vereador João Marcos Guará. Representando o Governo do Estado estavam presentes o Secretário Estadual de Parcerias Estratégicas Leonardo Busatto, os diretores do Consórcio Integrasul Roberto da Silva e Ricardo José Peres. A reunião entre as partes aconteceu após inúmeras tentativas de reuniões, recursos na justiça e muitas manifestações, para discutir o pacote de rodovias estaduais na qual faz parte a RS-122.
De acordo com a Prefeitura de São Sebastião do Caí, o pacote inclui, inicialmente, a instalação de um pedágio na RS-122, que dividiria o Bairro Areião do restante da cidade. Segundo a prefeitura, a instalação do pedágio dividiria a cidade, prejudicando a comunidade do Bairro Areião, tanto pela obrigatoriedade do pagamento nos dois sentidos quando to valor estipulado na cobrança do pedágio. A mudança de local d pedágio, é uma reivindicação todas as lideranças locais e da comunidade, desde o lançamento do edital, em junho de 2021.
Durante a reunião, foi possível esclarecer aos dirigentes todos os prejuízos que a instalação causaria à região. O Prefeito Júlio Campani apresentou várias de melhores alternativas para instalação do pedágio: “apresentaremos agora um ofício, que será também endossado pela Câmara de Vereadores, ACIS (Associação Comercial, Industrial e de Serviços) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de São Sebastião do Caí, onde apresentaremos as alternativas viáveis, com dados que mostrarão claramente que existem muitas outras possibilidades, não tão prejudiciais à região e que serão inclusive, mais interessantes à concessionária e ao governo do estado.”já fiz esse esboço para eles na reunião de ontem mesmo, e agora vamos oficializar. Daremos duas ou três alternativas, e assim o consórcio, juntamente com o secretário Busatto, irão avaliar a viabilidade da mudança” frisou o Prefeito.
Ao final da reunião, o Prefeito destacou que a empresa ganhadora da licitação e o Governo do Estado podem mudar o pedágio de lugar.