Os casos de Coranavírus estão sendo confirmados em todo o País. A principal forma de combater essa doença é a prevenção. Confira algumas dicas de prevenção abaixo.
Lavar as mãos
A lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir
Higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez
Esfregar os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades (dobras dos dedos e unhas), onde as bactérias podem se alojar
Usar sabonete (apenas água é insuficiente para a higienização). Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool
Evitar contato próximo com pessoas doentes
Ficar em casa quando estiver doente
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção)
Evitar tocar olhos, boca e nariz
Contato com olhos, nariz ou boca permite que o vírus entre no corpo, gerando infecção. Essas regiões do corpo têm mucosas.
Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas
Em locais com grande concentração de pessoas (transporte público, por exemplo), é preciso tomar cuidados especiais.
Preferencialmente, mantenha-se a pelo menos um metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
Se tiver de tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço dobrado. Isso evita que as secreções do corpo entrem em contato com superfícies ou com outras pessoas.
As mesmas recomendações valem para qualquer local fechado, como o ambiente de trabalho.
Álcool gel e máscaras
O uso de álcool gel é uma medida eficaz para higienização das mãos, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, deve ser considerada uma segunda opção, somente para ocasiões em que não é possível lavar as mãos com água e sabão.
As máscaras devem ser usadas somente por aqueles que já estão infectados pelo vírus, por profissionais da saúde ou por pessoas que estão com sintomas do coronavírus.
Quem deseja se proteger contra a doença não precisa usar máscara.
Contato com objetos vindos de países em alerta apresenta riscos?
Não é preciso tomar cuidados especiais em relação a objetos vindos de países onde há casos notificados da doença. O vírus, para se manter vivo, necessita estar em local úmido e quente. Portanto, fora do corpo humano, é muito improvável que permaneça vivo por muito tempo.
E animais de estimação apresentam riscos?
Não é preciso se preocupar com o contato com animais de estimação, pois não há evidências de que possam ser infectados pelo coronavírus. Contudo, é recomendável lavar as mãos após tocar em cães e gatos, tendo em vista que eles podem transmitir outras doenças, como salmonela.