Além de convocar cerca de 158 milhões de pessoas com mais de 18 anos que já tomaram as duas doses e atendam aos requisitos para a dose de reforço, a campanha de “Mega Vacinação” do Ministério da Saúde tem como objetivo também chamar os brasileiros que ainda não tomaram a segunda dose da vacina para completarem a sua imunização, mesmo após o prazo recomendado pelas fabricantes das vacinas.
Para essa nova campanha da “Mega Vacinação”, também foram feitas alterações no período de intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço, reduzindo o ciclo vacinal e possibilitando que as pessoas voltem a se imunizar mais cedo.
“Vamos ampliar a dose de reforço para todos os brasileiros acima de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose de vacina, seja qual for a vacina, há pelo menos 5 meses. Então, com isso, nós vamos ter uma cobertura vacinal maior da nossa população e evitar o que está acontecendo em alguns países da Europa. Eu tenho conversado com uma amiga, Dra. Socorro Gross, e ela acha que podemos ser sim um case de sucesso no enfrentamento a uma possível 3ª onda causada pela Covid-19”, afirmou o ministro da saúde Marcelo Queiroga.
Com as novas mudanças, mais de 100 milhões de brasileiros já estão liberados para tomar a dose de reforço. Considerando que já tenham completado a imunização anteriormente há pelo menos cinco meses ou mais. A estimativa do Ministério da Saúde é que 12,5 milhões de pessoas tomem a dose de reforço neste mês e 2,9 milhões em dezembro.