O prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello, apresentou nesta quarta-feira, 13, durante uma reunião na Câmara de Vereadores, o projeto de lei que cria o programa Bolsa Residência para Médicos. A iniciativa da bolsa é incentivar a permanência ou a vinda de novos profissionais para Uruguaiana.
O projeto prevê a destinação de R$4 mil mensais de bolsa aos residentes cadastrados no programa. As especialidades carentes – vagas ofertadas por períodos – serão divulgadas pela Secretaria de Saúde do Município.
Quem se beneficiar pelo auxílio, deverá como contrapartida, retornar à Uruguaiana para exercício remunerado de sua especialidade após a sua formação, de forma proporcional ao tempo em que recebeu o auxílio.
A criação da bolsa foi proposta após o episódio do Hospital Santa Casa de Uruguaiana, ter pausado por um período nas internações na ala pediátrica.
O prefeito Ronnie Mello falou da importância da criação do projeto da Bolsa Residência: “Com a faculdade de medicina no município, vimos a possibilidade de suprir ou amenizar carências históricas, como o caso da neuropediatria, cirurgia cardiovascular, reumatologia, por isso a importância da criação de mecanismos que despertem o interesse dos novos profissionais em nossa cidade”, ressaltou o prefeito.