A falta de chuva que já afeta a produtividade agropecuária de Ijuí resultou em um decreto de situação de emergência nesta quinta-feira, 30. A situação de anormalidade é válida para as áreas comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme o contido no requerimento.
De acordo com o documento, a ausência de chuvas previstas para a temporada, causaram o comprometimento das reservas hidrológicas locais, e consequente dano humano no que se refere ao abastecimento de água potável. A Prefeitura ainda salienta que já disponibilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do desastre, bem como para assistência e socorro aos afetados, nas em consequência deste desastre, resultaram os danos humanos e materiais, e os prejuízos econômicos e sociais.
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a Coordenação da Defesa Civil Municipal, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao
desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenação da Defesa Civil Municipal.
Confira o decreto na íntegra no link a seguir: Decreto-7748-2021-Ijui-RS