O Natal Vida de Ijuí deste ano vai contar com mais de 700 artistas nacionais e regionais. A vasta programação natalina, os artistas têm espaço garantido para mostrar seu trabalho e impulsionar a cultura da cidade.
O espetáculo de abertura, realizado no último dia 11 de dezembro, emocionou os ijuienses. No palco, estavam alunos da rede municipal, corais, artistas locais, circenses, músicos e cantores, totalizando mais de 250 artistas. Destaque para a participação do Coral da Liga de combate ao Câncer, Atelier Sonare da Escola Anita Gariubaldi, Escola Musical Helena Sala e Escola Regina Bólico.
Entre os dias 14 a 30 de dezembro, no anfiteatro da Praça da República, estão previstas diversas apresentações, contemplando distintas áreas das artes cênicas, como dança, teatro musical, com destaque para a participação de cerca de 20 grupos de dança, somando mais de 350 dançarinos amadores de Ijuí.
No dia 19, cerca de 30 artistas locais cantam e encantam os ijuienses nos festivais de Canto de Luz, Pesqueiro da Canção e Lamparina da Canção Gaúcha. Dia 20, o palco recebe os artistas em um encontro de corais, com apresentação dos grupos Vocal Querência, Coral Hosana, Coral Metodista e Coral da Unijuí. Nos dias 21 e 27, o espetáculo das Etnias do Nosso Rio Grande traz ao palco 15 grupos étnicos, dentre eles o Grupo Kaingang Filhos da Terra e o Grupo Guarani Brilhos do Sol.
O Natal Vida está em sua 2ª edição, e dobrou a quantidade de bairros atendidos com a programação natalina. Serão realizados 15 shows nos bairros e em 5 localizas do interior. As famílias contam com a chegada do Papai Noel e Show de Artistas Locais, sendo eles: Cassiano Scher, Roberto Bones, Elvio Schneider, Walter Gollmann, Pedro Alberi Vianna, Jair dos Santos Gonçalves, Alexandre Gonçalves, Lucas Dorneles de Oliveira, Emerson Leão, Celso Metzdorf, Paulo Márcio Boranga, Antony Gabriel de Brito Boranga, Stefany Daniela Boranga, totalizando 13 músicos profissionais participantes do projeto.
Uma das premissas básicas do Projeto Cultural é a democratização do acesso, inclusão social e lazer efetivo para a comunidade, tudo de forma gratuita. O projeto contempla diferentes linguagens artísticas, garante acessibilidade às pessoas cadeirantes e/ou com mobilidade reduzida, disponibilizando espaços próprios nos locais de apresentação.