Uma égua foi salva de uma situação de risco na quarta-feira (24) em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O animal caiu dentro de um bueiro e foi abandonado pelo carroceiro que a levava. A Defesa Civil do município foi chamada pelos moradores do bairro Jardim Betânia e realizou o resgate com a ajuda de uma retroescavadeira.
A égua foi retirada do bueiro após cerca de 1h30 de trabalho. Ela foi encaminhada para um abrigo em Viamão, onde recebeu cuidados veterinários. Segundo a Defesa Civil, ela teve apenas escoriações e passa bem.
O carroceiro não foi localizado pelas autoridades. Ele pode responder por maus-tratos a animais, crime previsto na Lei 9.605/98, que prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa.
As éguas são mamíferos da família dos equídeos, que também inclui os cavalos e os burros. Elas são as fêmeas da espécie Equus ferus caballus e podem viver entre 25 e 30 anos. Elas carregam seus filhotes por aproximadamente 11 meses e dão à luz potros, que podem ficar de pé e correr logo após nascer