Na tarde desta segunda-feira, 1º, o PSB anunciou a saída de Beto Albuquerque da corrida pelo Palácio Piratini. O partido buscava alianças com legendas, mas não obteve sucesso. Unido com o PT na chapa presidencial, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin ao lado do ex-presidente Lula, o PSB não repetiu a coligação aqui no Rio Grande do Sul. O PT acabou lançando a candidatura de Edegar Pretto, em aliança com o PCdoB, PV, PSOL e Rede.
O diretório estadual do PSB chegou a publicar uma nota na última quarta-feira, 27, manifestando seu descontentamento e desmentindo informações prestadas pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, onde dizia que o pré-candidato Beto Albuquerque teria desistido da disputa na corrida eleitoral.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o partido alegou que: “ As dificuldades de alianças com o PT e com o PDT levaram o pré-candidato Beto, em decisão de fórum íntimo e pessoalíssima a declinar de sua pré-candidatura, o que lamentamos, mas respeitamos e agradecemos por todo o seu trabalho feito neste período.”.
O candidato do PSB será o ex-vice-governador Vicente Bogo, com Josiane Paz como candidata a vice-governadora e o vereador de Porto Alegre Airto Ferronato ao Senado. O partido deve oficializar a nova chapa nesta quarta-feira, 3.