Após a onda de calor que tomou conta do Estado neste sábado, 27, registrando temperaturas acima dos 30ºC em algumas regiões, o frio toma conta e deixará o veranico no passado.
A mudança de temperatura que iniciou no domingo, 28, deve seguir ao longo desta semana, acompanhado de chuva a partir desta quarta-feira, 31, e geada em algumas regiões do Estado.
A variação de temperatura neste final de semana foi de mais de 10ºC, onde no sábado a maior temperatura foi registrada em Porto Alegre, com 31,9ºC, e a máxima do domingo não passou dos 19ºC.
O ar polar segue atuando no Estado. A terça-feira começou com temperaturas baixas e algumas cidades do Noroeste, Oeste, Centro e Sul amanheceram com geada. Ao longo da terça-feira, o sol aparece com poucas nuvens, sem possibilidade de chuva. As temperaturas continuam baixas acompanhado com a sensação de frio.
A partir desta quarta-feira, 31, uma mudança no padrão da circulação de ventos, a chuva aprece de forma isolada e passageira no Noroeste, Oeste e Sudoeste gaúcho. Nas demais região, não devem ocorrer chuva. O frio intenso perde intensidade e as temperaturas ficam um pouco mais elevadas em comparação com o início da semana.
A instabilidade começa a ingressar no Estado a partir de quinta-feira, 1, com a mudança no padrão de circulação de ventos, deixando o céu com muitas nuvens e chuva forte no Oeste gaúcho. No Centro, Norte e Sul do Estado, o dia será de sol, com chuva na parte da tarde. Na capital, Litoral e áreas da Serra terão uma manhã e tarde ensolaradas, com possibilidade de chuva na parte da noite.
Na sexta-feira, 2, a circulação de ventos da entrada a uma nova frente fria, que avança rápido pelo sul do Brasil, O tempo fica firme no Oeste gaúcho, mas as demais regiões terão o predomínio de nuvens e possibilidade de chuva a qualquer momento ao longo do dia.