Com o primeiro turno das eleições para o governo do Estado marcado para o dia 2 de outubro de 2022, os partidos começaram a divulgar os pré-candidatos ao Palácio Piratini. Confira a lista abaixo:
Beto Albuquerque (PSB)
Eleito duas vezes deputado estadual e quatro vezes deputado federal, além de secretário de Estado por duas vezes, Beto Albuquerque avalia que o novo desafio é o maior de sua carreira, a principal bandeira da campanha para as próximas eleições ao Palácio Piratini será a da educação
Edegar Pretto (PT)
Edegar Pretto é o escolhido pelo PT (partido dos trabalhadores durante uma Conferência Estadual do partido. Pretto está no seu terceiro mandato como deputado estadual.
Eduardo Leite (PSDB)
O ex-governador tenta sua reeleição ao Piratini após ter desistido da disputa pela Presidência da República.
Gabriel Souza (MDB)
O deputado estadual Gabriel Souza (MDB-RS) afirmou que sua pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Sul está mantida pelo partido mesmo após o PSDB anunciar aliança com Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República em troca de apoio dos emedebistas a Eduardo Leite.
Luis Carlos Heinze (PP)
O senador Luis Carlos Heinze lançou, em julho de 2021, a sua pré-candidatura ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ele foi o primeiro nome a oficializar a intenção de concorrer ao Palácio Piratini.
Onyx Lorenzoni (PL)
Em março deste ano, o ex-ministro do Trabalho e da Previdência, Onix Lorenzoni, filiou-se ao PL (Partido Liberal) para assumir a pré-candidatura ao governo do estado do Rio Grande do Sul. Onyx Lorenzoni foi deputado estadual e é deputado federal.
Pedro Ruas (Psol)
O Psol lançou, em maio deste ano, a pré-candidatura do vereador de Porto Alegre Pedro Ruas ao Palácio Piratini. O partido busca o apoio de partidos como o Unidade Popular e PCB. Essa será a segunda vez que Pedro Ruas concorrerá ao Piratini, a primeira foi em 2010.
Ricardo Jobim (Novo)
O Novo lançou em abril deste ano o advogado e empresário Ricardo Jobim como pré-candidato do partido a governador do Rio Grande do Sul. Ele foi escolhido para ser o pré-candidato do partido no Rio Grande do Sul por meio de processo seletivo.
Vieira Da Cunha (PDT)
O pedetista prometeu implantar a escola integral, com mais de oito horas de aulas, e afirmou que pretende sair do regime de recuperação fiscal.
Está faltando Nelson Marchezan Jr.