A semana inicia com temperaturas consideradas baixas para o mês de fevereiro, em diversas cidades do Rio Grande do Sul, à medida que ar mais seco e ameno avança pelo Estado nas últimas horas. O alívio com baixas temperaturas ocorre após um longo período de temperaturas acima da média no Estado, com muitas tardes de calorão.
A temperatura baixa é consequência do ingresso de ar mais seco e ameno pelo interior do continente, que chegou ao Norte da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. O ar mais ameno foi impulsionado por um centro de baixa pressão que passou pelo território gaúcho na última sexta-feira, 3, com chuva em diversas regiões e agora está no Atlântico Sul.
O frio se limita apenas ao período da noite, Ao amanhecer, a temperatura dá um salto. As tardes têm calor, mas sem as marcas extremas perto ou acima dos 40 °C das últimas semanas. Como é normal no verão, massas de ar mais frio têm influências por pouco tempo. Devido a isso, cidades como Uruguaiana e Quaraí voltarão a ter calor excessivo nos próximos dias, com máximas novamente próximas ou acima dos 40 °C, o que vai ser favorecido pela atmosfera seca.
A semana deve iniciar com chuvas isoladas e deve terminar sem registro de precipitação em alguns municípios. Entre os dias 13 e 15 de fevereiro, há chance de chover em maiores cidades do Estado, mas ainda assim, de forma irregular e com grande variabilidade de volumes.