A Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa), em parceria com o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani e com a Polícia Civil, realizou na quinta-feira, 2 de fevereiro, a Patrulha Canina, operação que ocorre semanalmente para fiscalizar se há situações de maus-tratos a animais em São Leopoldo. Desta vez, atendendo a uma denúncia registrada na 2ª Delegacia da Polícia Civil (2ªDP) do município, a operação fiscalizou a situação de uma suspeita de maus-tratos a cães na casa de uma mulher no bairro Feitoria.
No local, os agentes verificaram que haviam 10 cachorros, sendo quatro filhotes em situação de maus-tratos, sem água e ração e infestados de pulgas e carrapatos, além de não estarem castrados. A mulher residente na casa foi presa.
O secretário da Sempa, Walter Verbist, disse que as denúncias sobre a tutora já eram reincidentes. “Percebemos que já havíamos atendido a duas ocorrências naquele local. Nas outras ocasiões, a situação não estava tão insalubre e a tutora foi orientada a melhorar as condições. Desta vez, por conta da reincidência e dos riscos oferecidos aos cães, ela foi presa em flagrante”, explicou.
O inspetor-chefe do GDA, Emerson dos Anjos, destacou a importância da Patrulha Canina. “Essa é uma operação imprescindível para o serviço ambiental do município. Já resgatamos vários animais que, sem a nossa ação, possivelmente não sobreviveriam. Neste caso, com cães recém nascidos, o risco era ainda maior. A parceria com a Secretaria de Proteção Animal nos propicia esse suporte necessário para atendermos essas demandas de maus-tratos, assim como a 2ª DP, na responsabilização criminal de quem negligencia cuidados aos seus animais”, reforçou.
Dos dez cães, seis foram levados ao canil municipal. Os quatro filhotes não podem ficar no abrigo e, por isso, ficarão em lares temporários disponibilizados por voluntários até que possam ser adotados.
A Patrulha Canina ocorre todas as quintas-feiras, e verifica casos de denúncias de maus-tratos à animais. A ação é coordenada pela 2° Delegacia de Polícia de São Leopoldo e servidores da Sempa com auxílio do Grupamento de Defesa Ambiental, Ipson Pavani.
Com informações da Prefeitura de São Leopoldo.
Quer receber notícias sobre São Leopoldo direto no seu celular? Clique aqui
Serviço Gratuito.