A segunda-feira, 19 de junho, começou com temperaturas mínimas ainda baixas em várias regiões do Rio Grande do Sul, com possibilidade de ocorrência de geada nas áreas da Campanha, Sul, Norte e Serra. Durante o dia, o tempo permanece estável em todo o estado, com pouca elevação das temperaturas máximas. No entanto, a partir da noite, espera-se o retorno de chuvas fracas e isoladas em áreas de fronteira com o Uruguai e na região Oeste gaúcha, devido à influência de uma área de baixa pressão.
Na madrugada e manhã de terça-feira, 20 de junho, o tempo ainda apresenta instabilidade em alguns pontos da metade Sul do estado. No entanto, gradualmente, a partir da tarde, a previsão é de que o tempo volte a ficar firme em todo o território gaúcho. A tendência é de que as chuvas e instabilidades se intensifiquem ao longo da quarta-feira, 21 de junho, devido à formação de uma frente fria.
É importante que a população fique atenta a possíveis alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente em áreas de encosta e regiões com histórico de vulnerabilidade.
As autoridades locais estarão monitorando de perto a evolução do tempo e emitindo alertas e orientações conforme necessário. A população deve ficar atenta aos comunicados oficiais e seguir as medidas de segurança para preservar a sua integridade física e patrimonial.