Faleceu na manhã desta terça-feira, 8, a cantora Rita Lee. Ele teve uma piora em seu estado de saúde e se despediu de sua família em seu apartamento em São Paulo. Há pouco a família anunciou que seu velório acontecerá no Planetário do Ibirapuera no dia 10 de maio e será aberto ao público.
Rita Lee Jones de Carvalho nasceu em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 1947. Ela foi uma cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira conhecida como a “Rainha do rock brasileiro”.
A artista alcançou a marca de 55 milhões de discos vendidos, sendo a quarta artista mais bem-sucedida neste sentido no Brasil, atrás de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves. Ela construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como a psicodelia durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new wave, a MPB, bossa nova e eletrônica, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.
Em maio de 2021, ao realizar um exame de saúde de rotina, foi diagnosticada com um tumor primário no pulmão esquerdo, aos 73 anos de idade. Em abril de 2022, os exames recentes feitos pela artista já não detectaram mais a presença do tumor em seu organismo. Em fevereiro de 2023, Rita foi internada em São Paulo, em estado “extremamente delicado”. No início de março, o filho da cantora, João Lee, disse em suas redes sociais que a mãe estava bem, tranquilizando os fãs e no mesmo mês, Rita obteve alta do hospital.