A semana no Estado começa com alternância de temperatura. A partir desta terça-feira, 16, uma frente fria avança com chuva e raios pelo Estado. A instabilidade que já provocou chuva em algumas regiões começa a se espalhar. Após o temporal da noite de ontem, que resultou em queda de granizo, algumas regiões ainda continuam sem luz. De acordo com a CEEE Equatorial, cerca de 24 mil clientes continuam sem luz, principalmente na Região Metropolitana e Litoral Norte. Outros 54 mil pontos tiveram o abastecimento normalizado durante a madrugada e início da manhã de terça-feira. A RGE calcula que cerca de 260 mil clientes estão sem energia elétrica, principalmente na região do Vale dos Sinos, Vale do Taquari e Região Metropolitana.
Na tarde desta quarta-feira, 17, o tempo começa a aquecer, por conta de um ar quente, com atuação de centro de baixa pressão no Norte da Argentina. Esse aquecimento usará chuva na tarde desta quarta-feira, haverá temporais em várias cidades com muita instabilidade no período da noite.
A partir de quinta-feira, 18, uma pontente massa de ar frio toma conta do Estado. A expectativa é de que a quinta-feira termine com temperaturas abaixo das mínimas previstas para o dia. O ar gelado chega com vento forte e baixa sensação térmica causando queda nas temperaturas. Há possibilidade de chuva congelada, ou até mesmo neve em pontos mais altos do Estado no final da quinta e início da sexta-feira.