Diversos municípios da região metropolitana estão sofrendo desabastecimento de água. De acordo com o Corsan o problema está no nível crítico do rio dos Sinos, abaixo de 1,20m. Para resolver a situação a Corsan está enfrentando problemas operacionais que comprometem a vazão de água bruta, a qual, após o tratamento, é distribuída para Campo Bom, Sapiranga, Estância Velha e Portão. “No último domingo, 22, a Companhia substituiu uma bomba e hoje está instalando uma nova bomba na captação, a fim de melhorar as condições operacionais de abastecimento desses municípios. Entretanto, é importante observar que a estiagem que assola o Estado vem comprometendo a regularidade dos serviços da Corsan.”, diz a Companhia em nota.
De acordo com a Corsa, o nível normal no ponto de captação é em média de 2 metros e, atualmente, está com nível próximo a 1 metro, o que torna precária a captação, reduzindo o volume de água no sistema. Neste momento, as equipes da Corsan estão no local mobilizadas, com técnicos e engenheiros visando mitigar os problemas de abastecimento. O fornecimento de água está em processo de normalização. Nos locais situados em zonas altas, a regularização deve ocorrer durante o dia de hoje. Nos hospitais, outros serviços de saúde e em situações especiais o atendimento já está ocorrendo com caminhão-pipa.
Em paralelo a essas ações emergenciais, a Corsan está concluindo uma obra que contempla um novo sistema de captação e bombeamento, bem como duplica a produção da Estação de Tratamento de Campo Bom, que abastece os quatro municípios citados. A produção saltará de 500 para 1.000 litros por segundo, gerando uma solução efetiva para o abastecimento da região. A obra está em fase de conclusão e deve entrar em operação em até 90 dias.