O clima no Rio Grande do Sul está prestes a passar por mudanças drásticas. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgaram há previsão de risco de geada e uma acentuada queda de temperatura em diversas regiões do estado.
Segundo a Sema, o tempo permanecerá estável na maior parte do estado nesta terça-feira, 13. No entanto, áreas do Norte e da Serra gaúcha podem ser surpreendidas com chuvas fracas e isoladas a partir da tarde. Esse fenômeno é resultado da influência de uma área de baixa pressão e do avanço da umidade vinda do oceano em direção à costa.
As primeiras horas do dia serão particularmente frias, com a atuação do ar polar, o que amplia o risco de geada em grande parte das regiões gaúchas. Somente as faixas Leste e Norte do estado escaparão desse perigo iminente.
Enquanto isso, o Inmet emitiu um alerta sobre o risco à saúde devido à queda de temperatura. É esperado um declínio entre 3ºC e 5ºC, representando um verdadeiro desafio para o bem-estar e a saúde da população. Cuidados especiais serão necessários para enfrentar o frio intenso.
A previsão para quarta-feira, 14, indica a continuidade da baixa pressão e dos ventos úmidos, mantendo a possibilidade de chuva na metade Norte do estado. A nebulosidade deverá limitar as variações de temperatura ao longo do dia. A região Nordeste pode se preparar para um aumento das instabilidades na quinta-feira, 15.
Diante desse panorama, é imprescindível que todos fiquem atentos às mudanças climáticas e adotem medidas preventivas para enfrentar as baixas temperaturas. Agasalhos adequados, proteção para cultivos agrícolas sensíveis e cuidados extras com a saúde, especialmente para os grupos mais vulneráveis, são indispensáveis nesse contexto.