Nesta segunda-feira, 29, durante sessão ordinária, os vereadores de Portão aprovaram por unanimidade, uma série de projetos a serem realizados pelo Município nesta segundo semestre de 2022. O principal deles é a suplementação de crédito, no valor de R$13,3 milhões, que permitirá ao Poder Executivo a execução de obras de pavimentação, entre outras melhorias estruturais da cidade. O Legislativo também aprovou a compra de 2 áreas de terra para a Secretaria da Educação ampliar serviços.
Durante os debates acerca do PL que autoriza a compra de área para a construção de escola, o vereador Leco do MDB, fez um apelo para a questão do transito ser observada com cuidado, pois a Rua Niterói, que já é movimentada, poderá se tornar um gargalo.
Ao debater a PL 69/2022, que suplementa o orçamento municipal em R$ 13,3 milhões, o vereador Dioni Bandeira, salientou que a matéria vai permitir a pavimentação da Rua João Alvício Mattje, Estrada dos Corrêa, lomba do Morro do Goiás, e mais uma etapa do Loteamento Liberdade, e que poderia atrasar o início das obras, caso a matéria não fosse aprovada.
O vereador JP, do PT, frisou que em toda a sua vida públicas numa havia votado suplementação orçamentária com um valor tão alto: “Uma série de fontes de receita é que geraram esse superávit. Em governos passados havia dificuldade em se executar obras, mas agora é possível. São esforços do Executivo em economizar dinheiro, resgate de dívidas ativas do Município e repasses maiores do governo federal, ou seja, é uma conta que nós, contribuintes, pagamos. O litro de leite era três reais, e hoje é sete. Isso faz aumentar a arrecadação dos cofres públicos”, comparou o vereador.
Zé Toquinho do PDT, enfatizou que o superávit decorre do aumento do número de empresas na cidade nos últimos anos: “E vem mais. Não para por aqui. Faremos muitas outras suplementações de orçamento até o final do ano, contemplando mais obras”, Prevê o vereador.
Silvio Eurico, do MDB, acrescenta que a arrecadação maior também se deve à competência da gestão do Prefeito Kiko Hoff: “Temos um bom administrador dentro da prefeitura”, reconheceu o vereador.
Adair Rocha, do MDB, vereador mais antigo do município destaca que a câmara nunca votou uma suplementação com valor tão alto.