Durante a sessão ordinária, realizada nesta quinta-feira, 22, a Câmara Municipal de Portão, aprovou o Projeto de Lei Legislativo 21/2022, de autoria da vereadora Joice Dillenburg, do PDT, que estipula a data do dia 18 de agosto como o Dia Municipal da Dança Afro-brasileira. De acordo com o texto, a iniciativa está alimentação do preconceito, pois “através da visibilidade é possível ampliar os debates relacionados à ancestralidade negra”.
No plenário, a vereadora destacou que o surgimento da ideia ocorreu durante o 1º Congresso Estadual de Dança Afro-Brasileiras, que ocorreu no mês de agosto em Porto Alegre: “Foi nesta ocasião que se percebeu que diversos municípios e estados estão instituindo leis para enaltecer essa cultura que tanto fala sobre o nosso passado e presente”, destacou Joice, que também ve na inciativa uma maneira de enaltecer o grupo de danças afro de Portão, o Nossas Raízes.
O vereador João Pedro fez um discurso que destacou o Nossas Raízes, um projeto nascido no ano de 1995, na Escola Municipal Gonçalves Dias, da Cachoeira, que se consolidou como um movimento cultital de alcance regional e estadual: “Era uma sementinha que se transformou em uma grande plantação”, elogiou o vereador. Os vereadores Dioni Bandeira, Adair Rocha, Cléo do Liberdade, Roberto Leitão, Silvio Eurico e Zé Toquinho também ressaltaram a importância do Nossas Raízes para a cultura local.