O Produto Interno Bruno (PIB) do Rio Grande do Sul registrou neste segundo trimestre de 2022, quadra de 3,5% na comparação com o trimestre anterior na seria com ajuste sazonal. Dados foram divulgados pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, pelo Departamento de Economia e Estatística (SPGG-RS/DEE), nesta segunda-feira, 19.
Quando a comparação é feita com o segundo trimestre de 2021, dos dados do PIB mostram retração de 11,5%. Nos 2 casos, as taxas do Estado focaram abaixo do segmento do desempenho registrado no Brasil, +1,2% e +3,2%, respectivamente.
Entre os 3 grandes segmentos da economia, a Agropecuária, que sofreu com efeitos da estiagem no período, foi a principal responsável pela queda nos números tanto na base trimestral quando na comparar!ao de 6 meses do ano. A queda do setor agropecuário foi de 38,3% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre que foi de 65,6%, quando comparado com o período de abril a junho de 2021. Este foi o pior resultado para o setor desde o início da série histórica, em 2002. Destaca-se também a redução na produção de soja, com queda de 54,3%, do milho com 31,6% de queda e o arroz com 9,8% de queda.
Já a indústria teve resultados acima dos do país nas 2 bases de comparação e o setor de serviços registrou desempenho acima do nacional quando comparado com o primeiro trimestre de 2022.