Na manhã deste sábado, 1, foi realizada a primeira Caminhada de Conscientização do Autismo de Portão. A iniciativa, inédita no município, evento contou com a participação de mais de 200 pessoas durante todo o seu percurso atividade.
Na programação, um caminhada simbólica na Avenida Brasília e também atividades recreativas e serviços de orientação a população e autistas. Segundo a coordenadora do evento, Joze Bohn, o evento tinha como principal objetivo “reunir os pais, autistas e apoiadores da causa para propagar, difundir e trocar ideias sobre a causa”, já que no dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Para o vereador Marcio Lacerda, presente no evento, a atenção ao Autista precisa ser intensificada no município e estado. “É preciso oferecer o atendimento especializado e adequado às crianças e às famílias, além de uma educação especial de qualidade para que as crianças e os jovens possam superar as limitações e consigam ter uma vida com independência e respeito”. E acrescenta “precisamos lutar contra o preconceito e essa caminhada é mais uma ação voltada a essa conscientização. É muito bom ver essa mobilização para uma causa tão nobre como a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Vamos continuar trabalhando para garantir mais inclusão e qualidade de vida para todas as pessoas de nossa cidade”, garante.
Outra iniciativa do grupo de voluntários no dia foi a de modificar provisoriamente o cartão postal da cidade, colocando o coração com as cores do Autismo. A população aprovou a iniciativa.