O Prefeito Kiko Hoff anunciou na sessão da Câmara de Vereadores de Portão desta segunda-feira, 18, que o município terá transporte público gratuito entre a zona Rural e Urbana. A informação vem após a licitação para o transporte público, que finalizou o prazo nesta segunda-feira, 18, não ter nenhuma empresa inscrita. Em função disso o município agora estuda como fará para oferecer por conta própria o serviço à população.
Nesta terça-feira, 19, o Prefeito irá a Parobé para falar com o prefeito local e pegar dicas sobre o projeto de Transporte Público gratuito que já está funcionando no município gaúcho desde o início do ano. “Agora vamos colocar o transporte público gratuito para essas pessoas.”, disse o Prefeito se referindo ao Interior.
Em Parobé o sistema de transporte público municipal foi criado pela Prefeitura e lançado no dia 23 de março de 2022 a fim de garantir à população mais acessibilidade, segurança e dignidade no serviço. Para utilizar o transporte não é necessário cadastro prévio nem a apresentação de qualquer documento. “Parobé tornou-se assim uma das pioneiras no país a oferecer transporte público gratuito para a sua comunidade. Segundo estimativas, apenas cerca de 20 municípios em todo o Brasil oferecem esse benefício para toda a comunidade. Os ônibus de Parobé contam com acessibilidade, ar-condicionado e possuem média de 10 anos de uso.”, explica a Prefeitura local em seu site.
Entenda
Na sexta-feira, 15, terminou o prazo para a Concorrência Pública que a Prefeitura abriu para a contratação de uma empresa para fazer o transporte público no município. De acordo com o edital, vans poderiam ser usadas para o serviço. “Seleção de pessoa jurídica para outorga da exploração dos serviços de transporte público, coletivo, ALTERNATIVO, por veículos do tipo “Vans”, na área urbana e rural do Município, sob regime de Concessão, conforme edital.”, diz o documento.