Os Vereadores Dioni e Joice, apresentaram na sessão desta segunda-feira, 11 a Indicação 94, com projeto de lei anexado, para priorizar o atendimento a essas pessoas em locais abertos às pessoas em geral, como órgãos públicos e estabelecimentos comerciais. A proposta deles é da inserção do símbolo mundial do autismo na lista de atendimento preferencial, como já acontece com idosos, gestantes, cadeirantes e afins.
Dioni e Joice justificaram que essa medida vem de encontro da política afirmativa de inclusão de pessoas com espectro autista. A colocação de placas sinalizando a indicando prioridade para as pessoas que possuem deficiente, sejam adultos ou crianças, visam chamar atenção com relação à causa e também para facilitar a rotina do autista, e se for ocado, do acompanhante.
Os vereadores também salientaram a prioridade do símbolo para pessoas do espectro autista fortalece o reconhecimento pela sociedade, do que significa esse transtorno: “Só uma mãe ou um pai que tem um filho com espectro autista sabe o valor da prioridade em uma fila. A espera pode desencadear um choro, uma crise”, declararam os vereadores.