O 1º dia de Acampamento Farroupilha registrou grande público durante a abertura dos festejos, que ocorreu neste dia 7 de setembro. Essa é a primeira vez que o acampamento recebe visitação após 2 anos de pandemia. O primeiro dia foi marcado pelo acendimento oficial da Chama Crioula.
O número de visitantes foi grande neste primeiro dia, se intensificando mais no fim da tarde e começo da noite, o que causou dificuldade de deslocamento entes os piquetes, formando um cenário propício para o desaparecimento de crianças.
De acordo com a 1º Delegacia de Polícia Civil, cerca de 5 crianças, com idades entre 2 e 6 anos, se perderam dos familiares no meio da multidão. A criança mais velha a se perder tinha 8 anos.
A Polícia Civil recomenda que os pais ou familiares redobrem a atenção com as crianças nesse tipo de evento. Todas as riambas que se perderam neste primeiro dia de acampamento foram encontradas, mas é preciso evitar esse tipo de situação. A Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal estão com piquetes instalados no acampamento para realizar atendimentos e a segurança do local.