Uma operação realizada nesta quarta-feira, 14, pela Secretaria do Meio Ambiente (Semmam), em parceria com o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani da Guarda Civil Municipal (GCM), resultou na apreensão de 26 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro irregularmente.
A ação ocorreu em duas residências, localizadas nos bairros Campestre e Feitoria. Durante a fiscalização, os agentes identificaram os cativeiros ilegais e resgataram as aves, que pertencem a diversas espécies, incluindo azulão, canário-da-terra, cardeal e sabiá.
Os responsáveis pelos cativeiros foram notificados e um processo administrativo será instaurado para apurar a infração ambiental e aplicar as devidas penalizações aos infratores. Segundo João Chaves, chefe do Departamento de Monitoramento Ambiental da Semmam, também foram encontrados quatro alçapões, utilizados para a captura dos animais, os quais foram inutilizados durante a operação.
Após a emissão das notificações, as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, localizado em Porto Alegre, para receberem os cuidados adequados. O objetivo é garantir o bem-estar dos animais resgatados e promover a sua reinserção no ambiente natural, quando possível.