A Prefeitura confirmou há pouco que um homem de 38 anos, morador do bairro Vicentina, foi o primeiro caso confirmado de monkeypox (varíola dos macacos) no município. De acordo com a Prefeitura, ele contraiu a doença em São Paulo e buscou atendimento na Unimed de Novo Hamburgo. “Nesse momento, o paciente segue em isolamento domiciliar até o desaparecimento dos sintomas.”, explica a Prefeitura em nota.
A Prefeitura também salienta que o atendimento no município para possíveis casos está sendo realizado normalmente através da Secretaria da Saúde que elaborou uma nota técnica sobre exames, sintomas e manejos dos possíveis casos. “A população pode se prevenir fazendo o uso de máscara, higienizando as mãos e evitando contato direto e prolongado com pessoas suspeitas ou confirmadas para a doença. Havendo suspeita de caso em pessoa próxima, além do uso de máscara e da higienização das mãos, deve-se evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como toalhas, lençóis, roupas, copos e talheres.”, explica.
Transmissibilidade
A transmissão ocorre por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados, sendo que o contato direto com a pele ou com objetos contaminados tem papel fundamental. A maior parte dos casos confirmados, até o presente momento, tem relação com o contato íntimo, envolvendo parceiros sexuais ou contatos intradomiciliares. O encerramento do período de transmissão ocorre na cicatrização completa de todas as lesões de pele ou mucosas.